quarta-feira, setembro 30, 2009

Quero o meu troco, e não abro mão disso.

Eu pedi mesmo!
Eram R$00,02 (dois centavos), mais eram meus por direito.
Não estava roubando e nem pedindo.
Falei:
- Cadê o meu troco?
Isso aconteceu comigo em uma loja da Marisa, no Amazonas Shopping, situado a Avenida Djalma Batista, em Manaus.
Eu fui pagar meu cartão e meu troco era de R$00,02 (Dois centavos). A caixa da loja emitiu a nota e não me deu o troco.
Eu olhei pra ela sério e falei:
- Cadê meu troco?
Todos que estavam na fila do caixa, ficaram me olhando, como se eu fosse a errada na situação.
Não quis nem saber, meu direito eu não largo.
Então disse:
- Eu vou pegar ônibus e não posso ficar devendo um, muito menos dois centavos no pagamento da passagem.
- Ela foi ao caixa ao lado, e do outro e nada, até que alguém a orientou me devolver R$00,05 (cinco centavos).
Estou constantemente passando por essa situação.
É incrível como isso se repete.
É incrível o desrespeito dos comerciantes com o consumidor.
Essa questão do troco já foi divulgado na mídia em geral, mas faço questão de escrever sobre esse assunto novamente.
O TROCO é uma obrigação do comerciante, do prestador de serviços, independente do valor.
É constituído crime, não conceder o troco.
O defensor público Lincoln Lamellas, que atua no Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Rio, alerta que não entregar o troco é crime.
O doutor Carlos Alberto Nahas explica que na falta do troco, o preço deve ser arredondado para baixo.
Inclusive você não é obrigado a receber como troco, balas, caixa de fósforos e outras coisas.
Vamos pensar o que acontece quando uma pequena parte do seu troco é retido.
Ex: A loja onde você vai comprar precisa te dar um troco no valor de R$ 1,01 (Um real e um centavo). A caixa registra exatamente esse valor como sendo repassado pra você, só que na verdade, ela te dá apenas R$1,00 (Um real). Ela abocanha R$00,01 (Um centavo).
E assim os tributos que incidem sobre a loja não são devidamente recolhidos.
Já imaginou qual é o lucro no final do mês do comerciante?
Já diz o ditado: De grão em grão a galinha enche o papo.
É isso ai, fique ligado amigo.
Exija seu troco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário