O capitão da PM, Marcelo Vaz de Souza, que pilotava o helicóptero da Polícia Militar alvejado por traficantes no último dia 17 de outubro no Morro dos Macacos, recebeu a Medalha Pedro Ernesto, nesta sexta-feira, no Plenário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Foi homena-geado pela Vereadora Clarissa Garotinho (PR).
Marcelo Vaz de Souza é Capitão da PM lotado no Grupamento Aeromarítimo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. No dia 17 de outubro de 2009, viveu um momento muito difícil ao participar de uma operação de combate ao crime organizado no Morro dos Macacos, na zona norte da cidade e teve a aeronave que pilotova atingida por tiros de traficantes. Mesmo com toda adversidade e o helicóptero em chamas, o piloto conseguiu achar um local seguro para o pouso, evitando cair em cima de diversas casas o que ocasionaria uma tragédia maior.
Em entrevistas a jornalistas, contou que, entre a aeronave ser atingida e a queda no campo de futebol, passaram-se apenas 90 segundos. Marcelo Vaz relatou que sentiu o impacto do tiro no helicóptero e em seguida, ouviu os gritos da tripulação de que havia fogo e policiais atingidos.
O professor de políticas de segurança, Paulo Storani, ex-subcomandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio (Bope), ao falar sobre o ocorrido acredita que o piloto Marcelo Vaz, evitou uma tragédia ainda maior. “Nós teríamos uma catástrofe se não fosse a habilidade desse piloto”, disse o professor Storani.
A vereadora Clarissa Garotinho afirmou que a homenagem é mais do que justa pela atitude do policial. “Tenho a convicção que o Capitão Marcelo, com este ato, cumpriu fielmente com o que diz o Hino da Polícia Militar sobre o que é ser policial: "Ser Policial é, sobretudo, uma razão de ser. É enfrentar a morte. Mostrar-se um forte, no que acontecer. Em cada pessoa encontrada, mais um amigo para defender. Em cada ação realizada, um coração pronto a agradecer".
Concordo com a Vereadora Clarissa, essa é uma homenagem mais do que justa. E o Capitão Marcelo Vaz vai pra galeria dos Heróis do Povo, pelo ato de bravura, equilibrio e profissionalismo.
Parabéns Capitão Marcelo Vaz de Souza, você merece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário