Atenção leitor (a)amigo, o maior centro de neurociências e neuroreabilitação da América do Sul, o Hospital SARAH no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, custou cerca de 180 milhões de reais, conta com 209 leitos e oferece atendimento gratuito a população.
O SARAH se destina a pacientes com transtornos que afetam o sistema nervoso central, como: Doenças de Alzheimer; Parkinson; Acidentes Vascular Cerebral; Traumatismos Crânio-encefálicos; Paralisia facial; Paralisia cerebral; Crianças com atraso do desenvolvimento motor; Seqüela de traumatismo craniano; Seqüela de AVC; Seqüelas de hipóxia cerebral; Malformação cerebral; Seqüela de traumatismo medular; Doenças medulares não traumáticas como: Mielites e Mielopatias; Doenças neuromusculares como miopatias; Neuropatias periféricas hereditárias e adquiridas; Amiotrofia espinhal; Ataxias; Demências em estágio inicial; Esclerose Múltipla; Esclerose Lateral Amiotrófica em estágio inicial; Mielomeningocele; Espinha Bífida.
A unidade não oferece atendimento de emergência, portanto os pacientes devem ser encaminhados por hospitais gerais. Um dos principais diferenciais da Rede Sarah no trabalho de neuroreabilitação é o enfoque multidisciplinar e a participação ativa da família do paciente.
No Hospital, também são desenvolvidas pesquisas de ponta, por meio de um programa de pós-doutorado para pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Atendimento as Crianças com Distúrbio do Desenvolvimento Neuropsicomotor:
Este programa se desenvolve em um espaço específico, onde as crianças comparecem acompanhadas pela família para atendimento em horário marcado. Os pais (ou responsáveis) recebem orientação quanto à patologia, à estimulação do desenvolvimento, escolarização, inserção social e qualidade de vida da criança,
O programa inclui vários sub-programas, dentre eles, estimulação do neuro-desenvolvimento, atividades de vida diária, comunicação, tratamento intensivo de crianças com lesão cerebral recente, nutrição, acompanhamento pré- e pós-operatório e atendimento psicopedagógico.
Como é Feito o Acompanhamento
Antes de ser encaminhada ao programa, a criança passa pelo Ambulatório Médico. É no Ambulatório que ela é examinada, buscando-se esclarecimentos em relação ao seu problema.
Em seguida, a criança é avaliada por profissionais do programa de reabilitação que definem os objetivos do tratamento e o tipo de acompanhamento a ser realizado, levando-se em consideração faixa etária, nível de desenvolvimento e potencial neurológico. Os pais e outros membros da família acompanham todo o processo de tratamento, participando dos atendimentos e realizando as atividades de estimulação no ambiente próprio da criança.
Princípios da Abordagem
1. Abordagem abrangente considerando os aspectos motor, cognitivo, afetivo e sócio-cultural.
2. O programa de tratamento é traçado de acordo com metas que possam ser atingidas, ou seja, estabelecidas em função do problema, das necessidades e das possibilidades de cada criança.
3. Centralização na participação da família e na concepção da criança como ser ativo do seu processo de reabilitação, o que torna a estimulação mais efetiva e viabiliza uma menor dependência do contexto hospitalar.
4. O objetivo central do programa de reabilitação para crianças com distúrbio do neurodesenvolvimento é possibilitar à criança adquirir o maior grau de independência possível, e, assim, favorecer sua participação na sociedade em que vive
Não esqueça, o atendimento é totalmente gratuito.
O cadastro para atendimento de pacientes é feito exclusivamente pelos telefones:
3543 – 7601
3543 – 7600
3543 - 7602
Das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Centro Internacional SARAH de neuroreabilitação e Neurociências
Embaixador Abelardo Bueno, nº 1.500 - Jacarepaguá – CEP: 22775-040 - Rio de Janeiro – RJ
SOLICITAÇÃO DE CONSULTA
É muito simples solicitar um atendimento na Rede SARAH, basta ligar: O Hospital entrará em contato com você quando sua consulta for marcada.
PRIMEIRA CONSULTA
Quando você chegar a uma unidade da Rede SARAH, dirija-se à Recepção. A recepcionista abrirá o seu Prontuário, uma pasta que conterá informações sobre o seu problema de saúde. É nessa Pasta que a equipe registrará todos os dados durante o seu tratamento.
Na admissão na Rede SARAH, é necessário documento de identidade e CPF para os adultos e, para as crianças, a certidão de nascimento.
Você receberá então o Cartão do Hospital SARAH. Esse será o seu documento para todos os atendimentos e também indicará as datas em que deverá comparecer ao Hospital. Caso não possa comparecer ao atendimento, avise e solicite a remarcação.
Se possível, no dia da primeira consulta, leve todos os exames já realizados.
Como chegar:
Quem vem de: Santa Cruz e Campo Grande deve descer na Estação de trem de Bangu e pegar o ônibus 754 Taquara - descer na Taquara, em frente a Casa e Video - pegar o ônibus 757 ou 708 em direção ao Riocentro.
Quem vem da Ilha do Governador e Méier, deve ir em diração a Cascadura - Largo de Cascadura - e lá embarcar no ônibus 757 Riocentro.
Quem vem da Cidade de Deus deve ir em diração a Taquara e lá pegar o ônibus 757 Riocentro e 708 Riocentro.
Preços das passagens de cada linha R$2,20
Quem conta com automovel próprio, deve ir no sentido Riocentro, passando pelo Autódromo.
Não deixe de tratar seu filho ou familiar. Quanto mais cedo você fizer, mais qualidade de vida vão desfrutar.
O hospital Sarah é mantido com o dinheiro dos impostos.
Fonte: http://www.sarah.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário