quinta-feira, fevereiro 04, 2010

NOVA ERA DE EMPREGADA DOMÉSTICA: UM SONHO OU UM PESADELO?

Cientistas do Instituto de Ciência e Tecnologia da Coréia do Sul desenvolveram o robô doméstico Mahru-Z. Ele tem braços, pernas, cabeça rotatória e visão tridimensional. Pode realizar algumas tarefas idênticas ao de um humano, como: limpar a residência, colocar a roupa na máquina de lavar e esquentar a comida no forno de microondas.

Para quem pode pagar para ter uma empregada doméstica dessa, as dores de cabeça, com furto, absenteísmo, décimo terceiro, dispensa por amamentação, indisciplina e processos na justiça, entre outros, acabariam. Porém, por outro lado, penso que até se encontrar um equilíbrio para essa transição, muitas mulheres que são pessoas honestas, responsavéis, amigas, que prestam esse tipo de serviço, vão perder seus empregos. Outro ponto que levanto também, e a questão do laço que muitas vezes se forma entre empregada e patroa. Um exemplo disso foi mostrado no filme “Uma babá quase perfeita”, onde o ator Robin Williams se veste de mulher para ser uma babá e poder ficar perto de seus filhos, se tornando uma confidente da sua patroa. Muitas empregadas domésticas são verdadeiras ouvintes de suas chefas. Há de se pensar muito bem em todos os pontos positivos e os negativos a respeito dessa “Nova Era de empregada doméstica”, para que não se torne um pesadelo para as muitas pessoas que sustentam a si e suas famílias com seus ganhos do suor do seu rosto, exercendo a atividade doméstica, e também, para o governo que vai precisar se preparar financeiramente para bancar esse tipo de desemprego.

Atenção! Senhores políticos responsáveis pela questão financeira e social do nosso maravilhoso Brasil, é bom copiar, refletir, e partir para o ataque preventivo, para que isso não venha se tornar uma tragédia.


Um abraço e fique com Deus.

Imagem: Jornal Folha Universal – 31/Jan/2010 – Pag. 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário