segunda-feira, janeiro 25, 2010

Carteiros: Parabéns pelo seu dia


Tropeiro, estafeta, carregador de mala postal e inspetor de serviço postal, esses são alguns dos nomes antigos que o atual Carteiro, com suas peculiaridades, marcaram diferentes épocas da história postal brasileira, sendo cada um reflexo de seu tempo.

Houve um tempo em que para se comunicar utilizava-se o rufar de tambores, sinal de fumaça ou pombo-correio. No ano de 3.000 A.C., mensageiros velozes corriam quilômetros para dar recados a governantes. Ao chegar, recitavam o texto da carta.

A palavra correio deriva do verbo correr (pessoas que levavam as notícias correndo).

A primeira correspondência oficial brasileira, enviada daqui para o rei de Portugal em 1500, saiu das mãos do navegante Pero Vaz de Caminha, contando as maravilhas do país recém-descoberto por Pedro Álvares Cabral.

A carta de Caminha é considerada a certidão de nascimento do país por ser seu primeiro documento oficial. Hoje se encontra guardada na Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal.

Em 1673, foi criado o "Correio-mor das cartas do mar", uma ligação postal entre Brasil e Portugal.

Para estabelecer uma ligação postal marítima regular entre Rio de Janeiro e Lisboa, foi necessário criar os “Correios Marítimos”, em 1798.

A primeira agência postal foi criada no mesmo ano na cidade de Campos, no Rio, e o serviço de caixas postais passa a ser instituído em 1801.

Em 1844, é criado o serviço de entrega de correspondências a domicílio e 83 anos depois, em 1927, inicia-se o transporte de correspondência via aérea entre América do Sul e Europa.

Três anos mais tarde, o então presidente da república, Getúlio Vargas, instituiu o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), que originaria a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), criada em 20 de março de 1969 e responsável pela prestação de serviços postais, recebendo e despachando para todo Brasil.

Então, neste dia 25 de Janeiro, eu quero parabenizar a vocês amigos carteiros, que nos alegram indiretamente, trazendo correspondências das mais variadas, inclusive notícias de pessoas queridas, familiares, que por motivos mil, estão distante de nós.

Um abraço

Fonte: IBGE
Imagem: www.jornaldecampinas.com.br/Carteiro_Ilu%20c%...

Nenhum comentário:

Postar um comentário