sexta-feira, dezembro 11, 2009

Bem-estar


Alongamento
Pratique essa idéia

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade.

Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade, mesmo quem apresenta algum problema específico, como LER ou hérnia de disco também pode fazer alongamentos, mas com menos intensidade. Não é preciso grande condição física ou habilidades atléticas.

Como deve ser feito?
A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda. Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade.

Quando alongar?
É importante alongar adequadamente a musculatura antes e também depois de uma atividade física. Pela sua facilidade de execução, a maioria dos alongamentos pode também ser feitos, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer bem estar.

Como alongar?
Inicie o alongamento até sentir certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.
O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente. O ideal é combinar a prática do alongamento a uma atividade aeróbica, como por exemplo, a caminhada.

Benefícios do alongamento

►reduzem as tensões musculares;
►relaxam o corpo;
►proporcionam maior consciência corporal;
►deixam os movimentos mais soltos e leves;
►previnem lesões;
►preparam o corpo para atividades físicas;
►Ativam a circulação.

E vida longa pra você

Fontes:
www.emforma.com.br
http://intermega.com.br/personalnutri/alonga.htm
Revista Saúde é vital! Estique a sua saúde. Edição de Junho/2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário